Psicopedagoga Sheila Leal ensina brincadeiras simples que estimulam a imaginação, a coordenação motora e exercícios de vocabulário

Group of cute children lying on grass

A semana de 22 a 28 de maio é chamada de “Semana Mundial do Brincar”, de acordo com os núcleos da Aliança pela Infância do Brasil. A mobilização reúne diferentes profissionais, como atores, pais, educadores, médicos, comunicadores, representantes de instituições governamentais, entre outros, com o objetivo de realizar um conjunto de ações para ressaltar a importância do Brincar na sociedade.

Pensando nisso, a especialista em desenvolvimento infantil, psicopedagoga e fonoaudióloga Sheila Leal criou uma lista com 3 dicas de como brincar com as crianças estimulando a imaginação, a coordenação motora e exercícios de vocabulário. Esses métodos ajudam os pais a entenderem a necessidade de brincar das crianças, estimulando o raciocínio e o comportamento delas. Com isso, a especialista leva os pais a se interrogarem se hoje em dia as crianças contentam-se apenas quando brincam com aparelhos tecnológicos “Seu filho só brinca se tiver um tablet, um celular, uma televisão ou um vídeo game? Ele já sabe brincar de faz de conta?”, pergunta Sheila.

A psicopedagoga explica que os pais não devem comprar brinquedos compulsivamente. “Devemos saber orientar melhor esses brinquedos, senão compramos compulsivamente e não sabemos para que eles servem” explica. Dentro das opções de brinquedos, ter livros de contos infantis é essencial para o estímulo da leitura e imaginação das crianças.

Jogo da coordenação
Utilize objetos, como por exemplo lápis, para montar duas linhas, formando uma pista. Dentro dessa pista, crie brincadeiras como corrida com um pé só, pular para dentro e fora ou pular de um lado para o outro. Essas e outras brincadeiras simples treinam a coordenação motora e também as estimulam em noções do que é rápido e lento, dentro e fora. Para uma coordenação mais refinada, pode-se escrever a primeira letra do nome dos integrantes da casa, utilizando feijão, milho de pipoca, com barbante, etc. Dessa forma podemos trabalhar os movimentos que ajudarão o controle do lápis, no momento da escrita.

Jogo das Sílabas
Brincar com as palavras é também o melhor modo de treinar e desenvolver o raciocínio rápido. No dia a dia, ou até mesmo no carro, sugira brincadeiras de completar as frases, pois elas são essenciais para o estímulo da fala, como por exemplo: “Fale uma palavra com a silaba LA” – Laranja, lápis, lâmpada, lagartixa, lama, entre outras. Procure variar as sílabas. Outra proposta seria “Quem consegue falar uma palavra que tenha 3 pedacinhos” CA-BE-LO, “1 pedacinho” MÃO, descobrindo se a palavra é grande, pequena ou média. Pensar em palavras que iniciam com a mesma letra (trabalhando aliteração) RATO-RABO-RABISCO-REDE.

Jogo das palavras
O jogo das palavras também tem o mesmo foco que o jogo das sílabas. A diferença é que neste as palavras têm que ser feitas com a última letra daquela que a pessoa acabou de falar, como por exemplo: elefante, estrela, alimento, ônibus, sacola e assim por diante. Essa é uma brincadeira mais elaborada, mas que também ajuda a desenvolver o raciocínio rápido da criança.
Podemos trabalhar com classificação: Vamos falar todos os nomes de frutas que conhecemos, pelo menos 10. Maçã, Banana, Abacate, Pêra. Pode ser nomes de animais, coisas que temos em casa, na geladeira. Cada um trabalha como quiser.  “Essas brincadeiras vão solicitar muito dos nossos filhos, e através delas criamos um mundo de conhecimentos aos nossos pequenos” finaliza Sheila.

Mariana é paraibana, mas vive atualmente em Aveiro - Portugal. Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing, comunicação e eventos. É fundadora do Mãe do Ano e, além dele, é responsável pelo Roteiro Baby Aveiro, que divulga a programação infantil na cidade de Aveiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *