Um jardim seguro para as crianças garante bons momentos de diversão em dias quentes

beautiful little girl posing in a skirt in a wreath of poppies

Verão é tempo de brincadeiras ao ar livre, de aproveitar o sol, especialmente se há crianças na família. Nesta época do ano, quintais de casa, playgrounds e áreas comuns de condomínio recebem os pequenos pra bons momentos de diversão. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que os insetos que habitam estes espaços não se tornem um problema para a saúde. “A maioria das pragas são prejudiciais às crianças, pois elas possuem um sistema imune mais frágil, podendo agravar quadros alérgicos, infecciosos e bacterianos”, alerta a pesquisadora e médica veterinária Francinea Souza.

Em meios às plantas, as chamadas pragas urbanas podem causar transtornos durante as brincadeiras. Como conta Maria Fernanda Campos, pedagoga e mãe do João Guilherme de dois anos: “O João adora brincar ao ar livre, gosta de tocar na terra, de procurar bichinhos no meio da grama, mas às vezes formigas ou outros insetos acabam machucando a pele dele que é muito sensível”.

A veterinária explica que muitos insetos quando se sentem em perigo, liberam substâncias que são extremamente irritantes a pele humana infantil e é por isso que precisam ficar longe das brincadeiras dos pequenos. Mas ainda há perigos maiores do que irritações cutâneas, doenças como leptospirose, transmitida pela urina dos ratos que transitam pelo quintal ou ainda casos mais graves como tifo murino, cuja pulga é hospedeira. “Há muitos vetores importantes de doenças, como carrapatos, lesmas, ratos e pernilongos, por isso é tão importante mantê-los longe do quintal”, reforça Francinea.

Para fazer o controle e manter o espaço seguro para os pequenos, ela explica que é importante manter o controle do espaço, durante o ano todo, utilizando produtos seguros e mantendo a limpeza do local. “Hoje os produtos utilizados para combate as pragas têm fórmulas modernas, mais eficazes e que são fáceis de aplicar. O uso de formicida, por exemplo, acaba com os insetos rapidamente e quando aplicado de forma correta e em locais de difícil acesso, evitam que as formigas invadam as brincadeiras, transmitindo doenças, dor e reações alérgicas indesejadas”, completa.

Mariana é paraibana, mas vive atualmente em Aveiro - Portugal. Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing, comunicação e eventos. É fundadora do Mãe do Ano e, além dele, é responsável pelo Roteiro Baby Aveiro, que divulga a programação infantil na cidade de Aveiro.

1Pingbacks & Trackbacks on Brincadeira saudável

  1. […] Verão é tempo de brincadeiras ao ar livre, de aproveitar o sol, especialmente se há crianças na família. Nesta época do ano, quintais de casa, playgrounds e áreas comuns de condomínio recebem os pequenos pra bons momentos de diversão. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que os insetos que habitam estes espaços não se tornem um problema para a saúde. “A maioria das pragas são prejudiciais às crianças, pois elas possuem um sistema imune mais frágil, podendo agravar quadros alérgicos, infecciosos e bacterianos”, alerta … Ver artigo completo no Blog […]