bolinho_chuva_640x480 (1)
imagem da internet

 Eu amo receitas práticas e gostosas, e as minhas favoritas são as que aguçam minha memória gustativa, Comfort Food! Quem não se lembra da famosa cena do filme Ratatouille quando o crítico come um ratatouille e lembra da sua infância? É exatamente esse mesmo efeito que o bolinho de chuva causa em mim.

O bolinho de chuva tem origem portuguesa, e nem sempre teve a “chuva” em seu nome. Um dos nomes que recebeu há muitos anos atrás foi “Bolinhos de Negra”, por serem feitos pelas mãos das escravas, e desde então seu nome recebeu inúmeras variações.
Porém, quem realmente acrescentou a “chuva” aos bolinhos foi Monteiro Lobato, quando descreveu as habilidades de Tia Anastácia no preparo desse delicioso bolinho.

Bolinho de chuva me lembra infância, lembra a minha vó, lembra casa cheia com criança correndo. Traz alegria a cada mordida! É impressionante como algo tão simples tem o poder mágico de te fazer reviver alguns dos melhores momentos da sua vida. Quando tudo ainda era só bolinho de chuva à tarde, sopa de letrinhas no jantar, e ela comigo o dia inteiro. A paixão pela gastronomia veio dela e é pra ela que vão os meus melhores bolinhos de chuva.

Segue abaixo a receita que eu faço:

Ingredientes
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1/2 xícara de leite
2 ovos
1 pitada de sal
1 colher de sopa de fermento em pó
Óleo para fritar (bastante óleo)
Açúcar e canela para polvilhar

Modo de Preparo
Bata as claras em neve e junte os demais ingredientes. Em uma panela esquente o óleo e frite colheradas da massa em fogo baixo.

Observação: Evite utilizar óleo muito quente pois o recheio pode ficar crú. Depois de frito passe os bolinhos em açúcar com canela e sirva!

Esposa do Junior e mãe do Benjamim, paulista que mora em João Pessoa. Cursou gastronomia na faculdade, mas trancou para realizar um serviço voluntário, e foi lá que conheceu seu esposo. Já trabalhou como personal chef e, também, como chef de cozinha num studio fotográfico, onde fazia pratos que eram fotografados para cardápios, livros de receitas etc. Cozinhar é sua paixão!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *