beneficios-das-refeic%cc%a7o%cc%83es-em-familia

A correria do dia a dia tem afastado cada vez mais as pessoas e isso não é diferente quando o assunto é família. Aquele velho hábito de se sentar à mesa após um longo dia de trabalho tem ficado cada vez mais de lado.

Mas não precisamos de um motivo especial para nos reunirmos com a família, basta uma comidinha caseira como uma carne de panela com batata – encontra aqui uma receita – para aproveitarmos esse momento com quem a gente gosta, e os benefícios desse antigo costume que tem uma relação direta com a nossa qualidade de vida.

Os laços afetivos

Nós estamos vivendo em uma época em que as pessoas estão se afastando cada vez mais umas das outras, na maioria dos casos esse afastamento não é algo intencional, apenas consequência do estilo de vida atual. No meio da correria rotineira e pelo fato de cada um ter horários diferentes, geralmente fazemos um lanche rápido durante um intervalo entre os afazeres, ou quando temos mais tempo levamos o prato para comer de frente pra TV ou computador.

Porém quando se opta por reunir toda a família em volta da mesa para uma refeição, isso é uma das poucas oportunidades para aproveitar o tempo que já será gasto com a alimentação para passar um momento com os entes queridos, o que favorece o estreitamento dos laços afetivos, tão desgastados hoje em dia, aproximando a sua família cada vez mais e proporcionando a sensação de união.

Uma refeição em conjunto proporciona uma das principais formas de contato no ambiente familiar. As pessoas têm a oportunidade de interagir umas com as outras de uma maneira leve e descontraída, o que acompanhado de uma comidinha bem tradicional, como a carne de panela com batata, sabe ainda melhor!

familia-reunida-a-mesa
George Atanassov | Flickr

Usar o período de uma refeição para estar com quem a gente gosta ainda pode trazer vários benefícios para a nossa saúde física e mental, como diminuição do estresse e redução da euforia causada por um dia agitado. A sensação de conforto proporcionada por este momento também está diretamente relacionada à qualidade do nosso sono.

 

Cumplicidade familiar

Ter a certeza de que podemos contar com a família tanto nos momentos bons, como nos ruins é o que nos dá segurança para tomar certas decisões – esse suporte é fundamental para nossa autoestima.

Uma refeição em família também é uma situação que reforça este sentimento de cumplicidade, talvez não há no dia um momento melhor para uma conversa franca onde todos têm a oportunidade de expor os seus problemas a fim de juntos achar uma solução.

Celebrar as conquistas, sejam elas familiares ou individuais, também colabora para o fortalecimento dessa relação. Construir e manter uma família cúmplice é a garantia de que todos terão o devido apoio quando necessário, é a certeza de que ninguém está sozinho, diminuindo a sensação de isolamento.

E as refeições em família proporcionam as melhores oportunidades para isso, pois talvez este seja o momento do dia em que as famílias gastam mais tempo juntas ou até o único. Então aproveite para olhar nos olhos daqueles que estão à sua frente, pois às vezes basta um simples olhar para identificar as necessidades alheias.

Por uma vida mais saudável

A correria do dia a dia tem nos forçado a utilizar o nosso tempo da melhor maneira possível, mas nem sempre essa é a mais saudável. As pessoas estão cada vez mais adquirindo o hábito de trocar uma alimentação balanceada por algo que seja rápido e prático para economizar tempo.

Criar uma rotina em que se faz as refeições todos os dias nos mesmos horários é excelente para o organismo, colaborando para um melhor funcionamento do sistema digestivo, fazendo com que seu corpo se adapte e funcione como um reloginho.

Outro grande benefício para a saúde se dá por conta da qualidade do alimento servido, quando as refeições costumam reunir toda a família, os congelados ou os fast food acabam ficando de lado, dando espaço para uma comida caseira feita com ingredientes frescos e com gostinho de aconchego, como uma deliciosa receita de carne de panela com batata, uma refeição que reunirá sua família em grande estilo.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Comments are closed.