Enquanto a Mari passa frio em Aveiro, aqui no nosso Nordeste brasileiro, é sol, verão, calor, praia, piscina e… pele ressecada, queimada, descamando?

Quem aí fica de cabelo em pé com a possibilidade de estar com aquela sensação de ardor, vermelhidão e as manchas de sol que formam quando a gente acaba descamando? Pensando nisso, eu passei a procurar hábitos e produtos que atendessem às necessidades da minha pele, e com isso, passei a me cuidar melhor.

Os primeiros passos sempre: use um sabonete específico para seu tipo de pele e nunca pule a etapa do protetor solar.

Meu rosto é oleoso, mas a pele é muito fina e sensível e a dermatologista sempre me pede pra usar o sabonete antiacne apenas 2 vezes por semana, mesmo que na embalagem diga “uso diário” (eu uso esse da Needs atualmente, mas muito tempo usei um sabonete em gel verdinho da Nívea Visage). Uma dessas vezes, eu coloco um pouco de açúcar e o utilizo pra esfoliar levemente a pele. Nos outros dias, uso o bom e velho shampoo Johnson’s tradicional.

No dia a dia, uso o protetor solar da L’Oréal Solar Expertise Toque Seco FPS 30, pois protege bem o rosto e não fica pegajoso, tanto pra sair de rosto limpo, quanto pra usar maquiagem por cima. Quando vou tomar sol de verdade, na praia, piscina, fazer um passeio ao ar livre ou uma caminhada, uso o protetor solar facial da Needs, pois tem fator de proteção 60. Ele é bem mais oleoso, e mesmo que seja mais resistente à água, eu reaplico a cada 2 horas.

Outro cuidado que é essencial pra manter a pele bonita e saudável é a limpeza. Então sempre que usar maquiagem, use um bom produto para removê-la. Eu gosto muito do demaquilante bifásico da Quem disse Berenice, pois remove com facilidade batons matte e rímel à prova d’água. Mas quando estou com uma maquiagem mais leve, sem produtos à prova d´’agua, a loção da Clean & Clear é eficiente e não deixa o rosto oleoso. Não incluí na foto, pois o meu acabou, mas uso no final da remoção da maquiagem uma bolinha de algodão molhada com Água Micelar.

Por último, mas não menos importante: Hidratação. A pele sofre muito com todos os agentes externos, como vento, frio, calor, poluição e também com os agentes internos, como as mudanças hormonais, pouca água e má alimentação. Então vale tomar cuidado.

Esses dois produtos foram prescritos pela minha dermatologista especificamente para o meu tipo de pele: sensível, fina, oleosa e com rosácea. Fisiogel é um creme mais encorpado, fica mais grudento, mas ameniza a vermelhidão da rosácea e hidrata muito a pele. Amilia é tido como um hidratante em forma de talco líquido. Alguns pediatras ou dermatologistas passam pra crianças que têm problemas de brotoejas. A pele fica bem hidratada, mas com um toque seco muito suave.

Recomendo muito que vocês visitem um bom dermatologista que possa ajudá-las a entender seu tipo de pele. Vale lembrar que se você foi a um profissional há muitos anos, e já passou por problemas na menstruação, gravidez e/ou menopausa, sua pele pode estar completamente diferente hoje, devido às mudanças hormonais. Então uma nova visita é essencial, hein?

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *