Além do Natal estar chegando, a maioria dos pais tem outra coisa para ser preocupar com os filhos nos próximos meses: as férias de verão. É que as crianças nessa época normalmente tem mais dias de férias do que os pais e elas acabam passando vários dias sem ter muito o que fazer. Algumas ficam tão entediadas que acabam brigando entre si sem o menor motivo.

A melhor saída para entreter as crianças é inventar atividades e brincadeiras. Não dá para ser todos os dias e nem sempre os pais poderão acompanhar de perto por estarem trabalhando. Mas é possível se programar e planejar algumas brincadeiras fáceis que vão deixar essas férias mais divertidas para os seus filhos.

Uma boa alternativa para os dias mais quentes são as brincadeiras com água e gelo. Além dos tradicionais picolés e sorvetes, as atividades vão da conhecida pistola de água e bolha de sabão até o banho de mangueira. As brincadeiras com gelo são igualmente fáceis e as crianças vão se divertir com certeza. Veja aqui algumas sugestões:

tintacongelada

Foto: Sarah Buckley

Pintura com gelo dentro de casa

Você já pensou em pintar com gelo? É bem fácil, alivia o calor e ainda serve de experiência sensorial para os pequenos, quando o gelo começa a derreter. Você vai precisar de:

  • Tinta guache ou aquarela em várias cores
  • Fita adesiva
  • Palito de dente
  • Formas de gelo comum
  • Papel

Misture a tinta com água em uma proporção de 9 partes de tinta para 1 de água. Coloque a tinta nas formas de gelo, conforme as cores que você escolheu. Lembre-se que quanto mais cubos de cores diferentes, melhor! Cole uma faixa de fita adesiva sobre a forma de gelo e espete os palitos na fita adesiva de modo que eles fiquem no meio de cada cubo e a fita impeça que eles caiam para os cantos. Os palitos vão servir para o seu filho segurar e pintar com o cubo de tinta. Deixe no freezer durante a noite e no dia seguinte é só torcer a forma de gelo como se fosse tirar gelo comum. Agora é só usar a criatividade para colorir desenhos ou criar a partir de uma folha em branco.

Pintura com gelo na calçada

Tinta guache é à base d’água e relativamente fácil de tirar da roupa do seu filho ou do tampo da mesa sem precisar fazer uma faxina completa na casa. Mas quando se trata de brincar na rua, existe uma tinta ainda mais fácil de lavar e perfeita para pintar as calçadas ou o pavimento do prédio. Depois é só jogar um pouco de água para limpar e fica tudo bem.

Misture uma parte de água para uma parte de amido de milho e corante alimentício à vontade para fazer as diferentes cores. Coloque em forminhas de gelo, como no exemplo anterior, mas sem os palitos. Congele de um dia para o outro e leve a criançada para a rua na tarde seguinte. Mostre como elas podem fazer desenhos diferentes, montar esculturas coloridas ou simplesmente observar como as diferentes cores derretem e se misturam devagar na calçada. O amigo de milho deixa a tinta mais grossa e torna a brincadeira bem interessante. Se você usar formas de gelo com formatos diferentes como estrelas ou corações os cubos de tinta viram carimbos!

Na hora de limpar, a criançada também pode se divertir. É só deixar na mão deles alguns regadores de plantas ou borrifadores cheios de água. Qual a criança que não gosta de brincar com água?

Mas se você não quer saber de bagunça colorida, ainda é possível inventar brincadeiras com gelo para seus filhos se divertirem nas tardes ensolaradas das férias.

Ovos de dinossauro

Separe alguns balões coloridos, coloque um pequeno dinossauro de plástico dentro de cada um e preencha com água. Deixe os balões no freezer durante a noite e no dia seguinte entregue os “ovos de dinossauro” para as crianças. Elas vão adorar descobrir maneiras diferentes de abrir os ovos e achar os dinossauros. Ainda mais se for uma surpresa com bichinhos novos.

Resgate dos brinquedos

Se você não achar os pequenos dinossauros de plástico, é possível congelar outros objetos e deixar que as crianças resgatem os brinquedos. Use vasilhas grandes como potes de sorvete, bacias ou um baldinho de areia, por exemplo, e encha com água e brinquedos diversos. Eles podem ser novos ou não, mas o ideal é que elas descubram aos poucos o que foi escondido lá dentro. Use bonecos, blocos de montar, carrinhos ou quaisquer outros brinquedos de plástico. Para que as crianças resgatem os brinquedos, forneça algumas ferramentas seguras como colheres, pás de plástico ou um borrifador com água e sal, por exemplo.

E vocês, tem alguma sugestão de brincadeira com água ou gelo para fazer a alegria da criançada? Existe alguma outra atividade que seus filhos adoram fazer nas férias? Conta pra gente!

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *