Fazer a higiene íntima do bebê de forma correta e trocar a fralda com frequência são algumas das dicas de Bepantol Baby para prevenir a dermatite de fralda nos pequenos

O bebê está com a região da virilha e do bumbum vermelha, com algumas bolinhas e inchada? Esses podem ser os primeiros sinais de assadura – também conhecida como dermatite de fralda –, a doença de pele mais comum nos primeiros dois anos de vida.

A inflamação é causada pelo contato prolongado da pele com as substâncias presentes nas fezes e na urina, que ficam na fralda e que podem agredir a pele delicada do bebê, em muitos casos afetada porque a fralda cria um ambiente propício a esse tipo de irritação. Se não houver o tratamento adequado, a assadura pode piorar, gerando um desconforto mais prolongado para o bebê.

Além disso, bebês gordinhos tendem a sofrer mais com o problema, pois as dobrinhas colaboram com o atrito e a persistência de substâncias que podem agredir a pele, favorecendo, por exemplo, o surgimento de infecções secundárias e mais graves.

Para reduzir as chances de o bebê ficar assado, a linha de antiassaduras Bepantol® Baby, composta pelo creme preventivo tradicional e o recém-lançado Bepantol® Baby Extra Proteção – para a pele delicada de bebês de até 1 ano –, sugere alguns cuidados essenciais para manter a pele dos pequenos protegida contra a dermatite de fraldas:

– Fazer a higiene íntima correta, de acordo com o sexo da criança, de forma a remover delicadamente eventuais resquícios de fezes, urina, pomadas e outras secreções.

– Manter a região sempre limpa e seca.

– Trocar a fralda do bebê com frequência, sempre que precisar, geralmente logo após as mamadas ou quando parecer suja.

– Para fazer a higiene, utilizar água morna e algodão. Lenços umedecidos podem ser usados eventualmente, pois alguns bebês podem apresentar reação alérgica aos componentes desses produtos.

– Passar uma camada fina de creme antiassadura após cada troca ajuda a prevenir e proteger o bumbum do bebê contra possíveis irritações na pele.

– Também é importante redobrar os cuidados com a troca de fralda em situações em que o hábito intestinal da criança ou a frequência do xixi aumentem.

Se os pais ou responsáveis notarem qualquer irritação na região da virilha ou do bumbum do bebê e tiverem dúvidas sobre como fazer a higiene corretamente, devem procurar um pediatra para uma orientação mais adequada.

Mariana é paraibana, mas vive atualmente em Aveiro - Portugal. Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing, comunicação e eventos. É fundadora do Mãe do Ano e, além dele, é responsável pelo Roteiro Baby Aveiro, que divulga a programação infantil na cidade de Aveiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *