Todos sabemos que o Natal simboliza o nascimento do profeta Jesus Cristo e as famílias se reúnem para celebrar esse dia sagrado pra os seguidores da Fé Cristã.

PCLadele231213 K 2

Como eu sou de outra religião, eu sou Bahá’Í e que tem como profeta, Bahá’ú’llah, nós temos outras datas comemorativas, outras formas de celebrar a vinda do nosso profeta.

Porém, Dezembro é o mês de comemorações e cria-se toda uma atmosfera de expectativas para o dia do Natal e a contagem para o fim do ano.

4

Logo o comercio, as mídias, as industrias, as pessoas se preparam presentar e ganhar presentes.
E tem o Papai Noel !!! <3

cartela_papai_noel

Agora, como explicar para isso tudo isso para seus filhos?

Os meus tem 4 e 3 anos e desde do ano passado eles falam do Papai Noel que foi lhe apresentado através de desenhos e propagandas.
Eles poucos fazem associação do Papai Noel ao mês de Dezembro, mas eu expliquei que Papai Noel só “vem” em Dezembro. Até porque eles tavam achando que Natal era qualquer mês.
Ai tem as luzes, os enfeites de Natal, tudo muito encantador para as crianças e dando inicio ao mês Natalino!
Eu, como mãe, não podia influência-los a meus preceitos religiosos, eles são muito pequenos para esses detalhes que só compete a maturidade escolher.

Foi então que eu decidir manter a magia do Natal, embalada pelo encantador bom velhinho e deixar meus filhos viverem esses encantamentos infantis, porém com algumas modificações, porque acredito que a comemoração real do Natal deve ser respeitada e não ofuscada pela a imagem do Noel do Polo Norte.

Desde de OUTUBRO, meus filhos falam sobre o tal presente do Natal.
E eles nunca tinham ganhado.
Primeiro, porque era muito novos no ano passado e segundo por causa da minha religião, então a gente não se preparava para essas situações.
Mas esse ano, não teve jeito, meus filhos me cobraram e eu tive que pensar em mil formas de como seria o nosso “natal alternativo” .

Durante esses meses, fui conversando com minha filha e percebi que para ela o Natal simplesmente era o Papai Noel. Que ele traz os presente em troca de biscoito e leite perto da chaminé ( olha os desenhos americanos agindo!) .
Ela passou 2 meses falando para gente fazer uma chaminé. Se se você é mãe, com certeza sabe que não é fácil convencer uma criança de 4 anos que a gente não precisa de uma chaminé.
Não, não… a gente não construiu uma chaminé, mas tivemos que convence-la que ele viria pela porta mesmo!

Mas por que não disse logo que Papai Noel não existe?

telefone-nao-existe

Porque eu sou contra a quebra da magia!
Não vejo sentido em simplesmente dizer ” Papai Noel não existe!”, quando todos os veículos que eles tem acesso diz o contrario, desenhos, amiguinhos e até a parte da família que comemoram o Natal!

Meus pais, mesmo não comemorando o Natal, nunca me disseram que ele não existia!
Cresci e sempre achei muito legal a “construção” em volta do Papai Noel, onde eu vejo mais como a historia de um homem generoso do que como desculpa para vender no Natal.

E outra: eu sou loucaaa por velhinhos fofinhos e o Papai Noel é MUITO FOFO!

santa-claus-getty

Foi então que decidi que a chegada do Papai Noel seria antecipada!

O Papai Noel chegou aqui, 19 de Dezembro. Os meninos deixaram os cookies na mesa da cozinha e pela manhã encontraram, felizes da vida, presentes deixados pelo “papai noel”!!!

Assim, no dia 24, ficamos livres para ir na casa dos amigos que festejam o Natal e compartilhamos a atmosfera da comemoração verdadeira para nosso filhos da forma mais visível data, pois criança precisa ser contato para entender melhor. E explicarei que aquele dia é do Natal e que esse não tem o Papai Noel e sim Jesus.

800px-Nativity_tree2011

E se você ficou curiosa, eu não tenho Natal, mas minha religião também tem uma época que trocamos presentes e enchemos nossos corações de ano, chamamos de ” Ayyám-i-Há” ou Dias Intercalares, que antecedem o nosso Ano Novo ( Náw-Rúz) que é dia 21 de Março.

E viva as diferenças e magias do nosso mundão! =)00
Diversas-Religiões

Se você tem um Natal, comemorações ou religião diferente conte para gente!!

Divide o seu tempo de mãe de um casal com o blog e os projetos dele.
A rotina materna vai além de cuidar dos filhos: lê, pesquisa, analisa, filtra, inventa as melhores maneiras de tornar a vida de mãe mais leve, sem neuras e com muito bom humor!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *