Quantos momentos incríveis, vivemos com as crianças, concordam? Como profissional, sou literalmente, abraçada diariamente, com muitos aprendizados vindos dos pequenos e considero alguns aspectos muito importantes para o desenvolvimento. Sim, os aprendizados diários, que estão implícitos na forma de falar coma criança, no momento da brincadeira, entre outros. Tudo precisa ser natural, claro, mas saber o quê e como no dia-a-dia também podemos ensinar à criança, facilita diante das decisões. Abaixo, sete aspectos que são considero importantíssimos e estruturantes, e devem ser apreendidos desde a infância, pois à longo prazo, nos trarão benefícios psíquicos e nas interações sociais.

 Paciência

foto:pinterest

Aprender que cada coisa tem o seu tempo é importante e faz diferença na vida adulta. Um jogo em família, uma conversa na mesa de jantar, são bons exemplos de situações cotidianas em que cada um precisa esperar a sua vez, seja para jogar ou para falar e ser ouvido.

Autoconhecimento:

U3TUD00Z
foto: homes-kid.com

Estimule a criança a identificar suas emoções e a nomeá-las. Por exemplo: quando seu filho estiver triste, fale que ele pode chamar o que sente de tristeza; quando estiver alegre, de alegria. Reconhecer o que se sente é muito importante para se conhecer e aprender a lidar com os sentimentos.

Autoconfiança

Ressaltar as qualidades da criança e demonstrar sinceramente que você acredita na capacidade dele é a chave para que ele tome esta atitude para si. No dia a dia, mostre que ela pode contar com seu apoio para realizar tarefas mas, ao mesmo tempo, dê autonomia para que encontre a sua própria maneira.

 Autocontrole 

Ensine a criança a se acalmar, a se distrair em situações de medo ou raiva e não estimule a criança a se defender com violência física ou verbal. Sugira sempre estratégias de ação para lidar com a situação (chamar a professora, ou um responsável, se afastar do colega naquele momento, etc.).

Comunicação

foto:www.huffingtonpost.com

Conversar sobre o que a criança fez durante o dia é um estímulo para que ela aprenda a organizar as ideias e transformá-las em frases, de uma forma que os outros possam compreender. Provavelmente a primeira resposta será “legal”, mas não desista: dê exemplos, conte algo sobre o seu dia e estimule uma boa comunicação.

Relacionamentos

Incentive a convivência com diferentes amigos e estimule a criança a compreender as diferenças de cada um.

Responsabilidade 

Estimule a criança a se responsabilizar por seus atos e coisas desde cedo, de acordo com o grau de entendimento de sua idade.

Lembre-se, naturalmente e carinhosamente. Assim, todos são recompensados com afeto!

Mayara Almeida
Psicóloga – CRP 13/5938
mayarapsicologia@hotmail.com

Mayara Almeida é Psicóloga de orientação psicanalítica, Esp. em Gestão de Pessoas e pós-graduanda em Psicologia Clínica. Também é Escritora e membro do grupo de escritores Sol das Letras. Atua em consultório na cidade de João Pessoa/PB, atendendo, crianças, adolescentes e adultos. Cultiva um carinho todo especial pelo universo materno e infantil, por isto está aqui.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *