A gravidez exige muito do organismo da futura mamãe. Por isso é muito comum sentir um cansaço fora do normal. Este esgotamento é um sintoma muito comum no início da gravidez. A boa notícia é que este quadro muda após o terceiro semestre de gestação, quando outro problema surge. Como a barriguinha começa a crescer, a tendência é que algumas mamães passem a ter dificuldade de relaxar e dormir. Por isso preparamos algumas dicas para que a gestante aprenda a relaxar e tenha uma noite de sono mais tranquila. Pegamos algumas dicas com a gerente de marketing Luciana Rocha, da Euro Colchões, que fabrica colchões, camas e camas box e que mantêm parceria com o Sleep To Live Institute, um renomado instituto internacional de pesquisas relacionado a saúde do sono.

Aprenda a respirar

Gestante dormir bem

Já parou para pensar que nem todo mundo sabe respirar? Quando estamos ansiosos ou distraídos, muitas vezes respiramos de forma incorreta e superficial. Praticando uma respiração mais profunda e tranquila acalmamos os batimentos cardíacos, melhoramos a circulação e conseguimos evitar até cãibras. Porém, respirar fundo não é tão fácil assim. Você pode começar a treinar uma melhor respiração apenas sentando e observando o seu corpo durante alguns minutos ao longo do dia. Algumas práticas esportivas como a yoga também colaboram para uma respiração mais consciente.

Escolha um colchão adequado

O colchão não pode ser nem muito macio, nem muito duro e deve acompanhar a curvatura da coluna. A espuma deve ser especial para se adaptar ao corpo ou com molas ensacadas, que permitem que o colchão melhor se adapte às novas curvas do seu corpo em transformação. Outra vantagem das molas ensacadas é que o movimento de um corpo não interfere no conforto do papai, ou seja, o casal pode dormir mais tranquilo sem um acordar o outro. Para quem está com dificuldade de dormir, esta é uma vantagem e tanto.

Crie uma rotina na hora de dormir

O corpo humano adora rotinas. Se você procurar deitar sempre na mesma hora e criar um ritual para dar sinais ao seu corpo de que é hora de descansar, seu sono tenderá a ser mais sereno. Experimente tomar um banho relaxante, evite se alimentar de forma pesada, assista a algo leve na TV, ou ainda praticar as técnicas de respiração de que falamos. Crie um ambiente propício ao descanso, com uma luz adequada e silêncio. Afinal você merece descansar, não é mamãe?

Filho da Tania, estudante de Publicidade e Propaganda, ator e apaixonado por assuntos ligados à saúde e bem-estar. Divide seu tempo entre a faculdade, estágio e às publicações do blog.

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