A Ansiedade é uma sensação que atinge muita gente e nem todo mundo consegue controlar ou lidar com ela. A nossa rotina corrida, inclusive, é um ótimo gatilho para o nervoso, o medo, a insegurança e o stress que a ansiedade desperta. Pensando nisso, a psicóloga Fabiana De Laurentis Russo listou três medidas simples para você praticar diariamente e tornar-se menos ansioso. Veja:

CONTROLE E ATENTE-SE À RESPIRAÇÃO:

Pare um pouco, feche os olhos, relaxe e sinta a sua respiração. Inspire lentamente pelo nariz, enchendo bem os pulmões de ar. Em seguida, solte o ar pela boca. Repita três vezes.

CUIDE DA ALIMENTAÇÃO:

Alimentos que ajudam na redução do estress: Aveia, Kiwi, Chocolate Amargo, Morango, nozes.

Vocês sabiam que a boa alimentação é uma poderosa aliada para o controle de ansiedade? Alimentos ricos em triptofano, como banana e chocolate, por exemplo, ajudam a combater o estresse, assim o chá de camomila.

EXERCITE-SE:

Praticar exercícios físicos por pelo menos 30 minutos ao dia, eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer e bem-estar.

*Fabiana é Bacharel no curso de formação de Psicólogo na Universidade Paulista UNIP, Psicóloga clínica e Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos / Orientação a pais e família, especialista em Neuropsicologia pelo CENACES – Centro Nacional de Cursos de Especialização, especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica também pelo CENACES. Além disso, Fabiana é Psicóloga colaboradora do AMBULIM (Ambulatório especializado em Transtornos Alimentares do IPQ-HC-FMUSP) desde Março de 2015.

Relato Mãe do Ano por Leily :

Eu tenho tenho TAG – Transtorno de Ansiedade Generalizada que desencadeou por conta de algumas situações pessoais, mas se agravou mesmo logo após minha filha ter uma reação alérgica que precisei levar ela na emergência e eu estava no auge das ansiedade e nunca mais voltei ao “normal”. E é daquelas brabaaas e me fez mudar completamente a visão da maternidade, passando a ter muitooo medo do fato de ser mãe, medo que eu não tinha antes, até mesmo depois de ser mãe. Minha ansiedade é muito ligada ao medo e ao não saber o futuro (quero prever tudoooo! TU DOOO, é terror!)
Até então, atualmente, a minha ansiedade, se não controlada, acaba com toda a minha rotina diária, então eu luto contra eu mesma para que as coisas fiquem bem ( e é uma luta mesmo!) . O que de fato me ajuda é o exercício físico, mesmo uma corridinha na varanda de casa, já me acalma bem.
Eu procuro encontrar pontos que me acalmam e que me deixam mais ansiosa ainda para evitar, por exemplo, se eu beber agua durante esses “ataques” de ansiedade, eu fico muito mais nervosa…vai entender, né? Então, nessas horas eu evito e procuro andar um pouco pela casa e respirar.

Divide o seu tempo de mãe de um casal com o blog e os projetos dele. A rotina materna vai além de cuidar dos filhos: lê, pesquisa, analisa, filtra, inventa as melhores maneiras de tornar a vida de mãe mais leve, sem neuras e com muito bom humor!

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