Hoje em dia se encontra uma grande variedade de frutas, verduras e legumes nas feiras e supermercados durante todo o ano. Essa disponibilidade é resultado de técnicas de produção agrícola, envolvendo sementes modificadas, adubos e agrotóxicos. Mesmo que ter variedade de frutas e verduras o ano todo pareça algo bom, o ideal é escolher alimentos orgânicos e preferir por comprar alimentos da época, que a natureza produz sem a intervenção do homem.

Os fertilizantes químicos aumentam a quantidade de água dos produtos, o que reduz seu valor nutritivo e sabor. Já as frutas da estação, por respeitarem o ciclo natural de amadurecimento, têm sabor mais próximo ao original e acumulam bem mais nutrientes do que aquelas que se desenvolvem com ajuda de tecnologias.

Nesse post vamos ver os alimentos da época do mês de Dezembro!

  • Frutas: abacaxi, ameixa, banana-prata, cereja, coco verde, damasco, figo, framboesa, graviola, kiwi, laranja-pera, limão, lichia, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego, romã e uva;
  • Legumes: abobrinha, beterraba, cenoura, cogumelo, pimentão, tomate e vagem;
  • Verduras: almeirão, cebolinha, erva-doce, folha de uva, hortelã, orégano, rúcula, salsa e salsão.

Como são produzidas em grande parte em locais próximos aos postos de distribuição, optar por comprar alimentos da época contribui para o impulsionamento da economia local e redução do impacto ambiental. Uma vez que os produtores não precisam ter gastos com transporte e fertilizantes. Vamos pensar nisso como uma forma mais sustentável de alimentar-se!

E aí, quais serão os alimentos da época para Janeiro?

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Alimentação sustentável: frutas e verduras da época (Dezembro)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *