Com a chegada de Março chegam também os ventos de uma nova estação, trazendo novos ingredientes para nossas receitas. Vejam quais são os alimentos do mês:

  • Frutas: abacate, abacaxi, ameixa, banana-maçã, banana-nanica, coco verde, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, limão, maçã, mamão, nectarina, pera, uva, pêssego, seriguela e tangerina;
  • Verduras: acelga, alface, alho-poró, coentro, endívia, escarola, repolho, rúcula e salsa;
  • Legumes: abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, cará, chuchu, gengibre, inhame, jiló, milho-verde, nabo, pepino, quiabo e tomate.

Nossa escolha para março é o abacaxi!

O abacaxi possui substâncias nutricionais importantes como vitaminas C e B6, potássio, folato e ferro, combatendo a anemia. Essa fruta tropical colabora com as funções hepáticas, ajuda a eliminar vermes, combate febres intestinais, problemas na bexiga, próstata e uretra e também ajuda a evitar cálculos renais e de vesícula biliar.

Além disso, ajuda a evitar a formação ou dissolução de coágulos no sangue, a arteriosclerose e diminui o quadro de inflamações. Ele acelera a cicatrização dos tecidos, elimina inchaços, é um ótimo aliado contra a artrite e é muito usado também em receitas de xaropes para tratar a garganta e doenças respiratórias, como a bronquite.

Que é justamente o que vamos aprender agora:

Xarope de abacaxi com gengibre e hortelã

INGREDIENTES

  • 1 abacaxi médio
  • 1 pedaço de gengibre equivalente a 1 colher e meia de sopa.
  • 1 xícara de mel de abelha
  • 1 ramo pequeno de hortelã

MODO DE PREPARO

  1. Descasque o abacaxi e corte em pedaços pequenos;
  2. Leve o abacaxi ao fogo para uma rápida fervura (o abacaxi solta água, por isso não é preciso colocar água);
  3. Desligue o fogo e cubra o abacaxi com o mel.
  4. Depois que esfriar, passe os pedaços de abacaxi na peneira e esprema para que saia todo o caldo;
  5. A parte líquida da receita é o xarope;
  6. Acrescente o gengibre e a hortelã ao líquido.

Deixe este medicamento caseiro na geladeira para melhor conservação. A dose recomendada são 4 a 6 colheres (sopa) por dia.

Importante: Por causa do mel de abelha, o xarope é contraindicado a diabéticos e a crianças com menos de 1 ano de idade.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Alimentação sustentável: frutas e verduras da época (Março)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *