Primeiro de Junho! Dessa vez eu me programei pra vocês aproveitarem BEM os alimentos do mês do São João!

Altamente nutritivo, o milho é um cereal rico em carboidratos e proteínas. Fonte de fibras, fósforo, magnésio, zinco e vitamina B1, nutrientes que atuam principalmente na prevenção de doenças crônicas como o câncer. Os carotenóides presentes nele protegem a saúde dos olhos e previnem a catarata; a vitamina A fortalece pele, unhas, cabelos; previne a ação dos radicais livres e auxilia no bom funcionamento do intestino. Pra completar, possui baixa quantidade de gordura.

Acho que todo mundo já sabe que o milho tá super em alta nessa época do ano, correto?? E eu já deixei uma receita de Bolo de Milho aqui. Mas que outros alimentos também estão na listinha da nossa alimentação sustentável??

  • Frutas: carambola, kiwi, laranja-lima, mangostão, marmelo, mexerica e tangerina;
  • Verduras: agrião, alho-poró, almeirão, brócolis e erva-doce;
  • Legumes: abóbora, batata-doce, berinjela, cará, cenoura, ervilha, gengibre, inhame, mandioca, mandioquinha, milho-verde e palmito.

Então a segunda estrela do mês é a ervilha! Essa verdinha é muito rica em vitamina C, ácido fólico, vitaminas A, K, B1, B2, B6, niacina, ácido pantotênico, cobre, ferro, manganês e zinco. Também é uma boa fonte de antioxidantes flavonoides que ajudam a diminuir o colesterol. Acreditam que 1 xícara de ervilha tem somente 115 calorias?? Para fechar nossa alimentação sustentável do mês, vamos à nossa receita especial!

Creme de Ervilha (vegetariano)

Ingredientes:

  • 1 litro de caldo de legumes natural (se preferir, use 1 tablete de caldo de legumes industrializado)
  • 300 g de ervilha fresca (se preferir, pode ser a congelada)
  • Cheiro verde (cebolinha verde) e alho poró a gosto
  • 1 colher (sopa) rasa de amido de milho dissolvido em um pouco de água
  • 1 cebola roxa
  • 1 colher (sopa) de creme vegetal

Preparo:

  1. Em uma panela de pressão, adicione as ervilhas, o cheiro verde, o alho poró e o caldo de legumes
  2. Deixar ferver, baixe o fogo e espere 15 minutos
  3. Enquanto isto, doure a cebola roxa no creme vegetal em outra panela
  4. Após o cozimento das ervilhas na pressão, passe no liquidificador
  5. Adicione este caldo liquidificado à panela das cebolas que foram douradas
  6. Cozinhe mais um pouco e acrescente: o amido de milho dissolvido, os temperos a gosto (azeite, molho tabasco jalapeño, mostarda, pimenta do reino e sal) e deixe no fogo até engrossar.

Todos esses temperos são bastante fortes e picantes, então cuidado para não exagerar nas quantidades, hein?

Para quem não é vegetariano, pode usar 80g de bacon e 1 linguiça calabresa pequena cortada em cubinhos no cozimento do caldo de legumes e adicionar esses cubinhos ao final, no creme. Nesse caso, mais atenção ainda aos temperos, pois o bacon e a calabresa também são bastante salgados e picantes!!

Receita pra todos os gostos de inverno!

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

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