Demorei um pouco, mas ainda estamos em tempo de aproveitar o melhor do que o mês de fevereiro pode nos dar direto da natureza!

  • Frutas: abacate, ameixa, carambola, coco verde, figo, fruta do conde, goiaba, jaca, maçã, pera, pêssego, seriguela e uva;
  • Verduras: escarola, hortelã e repolho;
  • Legumes: abóbora, gengibre, milho verde, pepino, pimentão, quiabo e tomate.

Nosso escolhido do mês foi a escarola! Muita gente não conhece, mas a escarola é uma hortaliça que tem folhas mais escuras e sabor mais amargo. Porém, o que muitos não sabem, é que, em relação à nutrição, a alface, a couve e a rúcula, por exemplo, mesmo sendo muito saudáveis e cheios de vitaminas e minerais, não conseguem ser tão ricos quanto a escarola, abundante em vitaminas (A, B2, B5) e sais minerais (cálcio, fósforo, ferro, sódio, potássio).

Vamos a nossa receitinha especial com escarola!

Omelete de escarola com queijo

Ingredientes:

  • 200g de escarola
  • 2 ovos grandes
  • 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
  • 1/4 xícara de leite
  • 2 colheres de azeite
  • 1/2 dente de alho
  • Sal e pimenta a gosto

Preparo: Lave, seque e corte a escarola em pedaços pequenos. Em uma panela antiaderente, aqueça o azeite e doure o alho ralado, acrescente a escarola e misture bem para dar sabor. Tempere com sal, em seguida, cubra com a tampa e cozinhe por cerca de 15 minutos.

Enquanto isso, coloque os ovos em uma tigela, adicione uma pitada de sal e a pimenta e bata com um batedor até obter uma mistura líquida. Adicione o leite, o queijo parmesão e misture bem. Quando a escarola estiver macia e murcha, retire o máximo que puder do alho, despeje a mistura de ovos sobre a escarola, distribuindo uniformemente. Tampe a panela e abaixe o fogo, deixe cozinhar até firmar os ovos, isso leva de 5 a 7 minutos.

Depois, aumente o fogo até dourar a mistura, vire para dourar do outro lado. Cozinhe sem tampa por mais 5 ou 7 minutos e sirva.

Dica fit: se você estiver de dieta, use apenas 1 colher de sopa de azeite para refogar a escarola e escolha um queijo mais magro, como o minas frescal ou a ricota. Deixe para adicionar o queijo quando já tiver dourado um pouco a massa, e dobre ao meio. Fica fofinha e sente-se o queijo derretido com menos sutileza!

Quem está curioso para saber o ingrediente do mês de março??

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Alimentação sustentável: frutas e verduras da época (Fevereiro)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *