Chegamos ao último mês desse ano – e passou voando! Confiram os alimentos sustentáveis de dezembro:

  • Frutas: abacaxi, ameixa, banana-prata, cereja, coco verde, damasco, figo, framboesa, graviola, kiwi, laranja-pera, limão, lichia, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego, romã e uva;
  • Verduras: almeirão, cebolinha, endívias, erva-doce, folha de uva, hortelã, orégano, rúcula, salsa e salsão;
  • Legumes: abobrinha, beterraba, cenoura, cogumelo, pimentão, tomate e vagem.

Rico em vitamina A, o damasco contribui para proteger a visão, fortificar a pele e o sistema imunológico e evitar o envelhecimento precoce. Apenas três unidades da fruta são suficientes para fornecer 30% da quantidade diária recomendada da vitamina. Cosméticos à base de damasco são indicados para tratar a pele.

Fonte: iStock

A fruta é fonte de potássio, ajudando na função muscular, regulação dos batimentos cardíacos, digestão saudável e fortificação dos ossos. Tanto na opção seca quanto in natura, o damasco possui alto índice de fibras, o que auxilia na absorção de outros nutrientes, e ainda é fonte de ferro, prevenindo contra a anemia.

Sua forma de consumo mais comum é na forma seca, onde concentra ainda mais suas propriedades nutricionais. O fruto pode ser consumido in natura ou na forma de doces, geleias e cremes. Também pode se extrair óleos essenciais que possuem propriedades antioxidantes e hidratantes, sendo excelente para a pele. É uma grande auxiliar no combate a anemia, raquitismo, desnutrição, cirrose hepática. Tem ação digestiva e diurética; e na sua forma seca tem efeito laxativo. O chá de suas folhas por cozimento em forma de gargarejo combatem amigdalites e faringites.

E quem pensa que o ingrediente escolhido tem a ver com as celebrações de final de ano, acertou! Vamos a receita:

Farofa agridoce de Natal

Foto: Panelaterapia

Ingredientes:

  • 1 pacote de biscoito cream cracker
  • 60 gramas de bacon em cubos
  • 60 gramas de damasco picado
  • 40 gramas de azeitona verde picada
  • 30 gramas de nozes picadas
  • 30 gramas de uva passa
  • sal a gosto
  • 1 unidade de cebola pequena ralada
  • 100 gramas de manteiga

Preparo: Triture os biscoitos no liquidificador e reserve. Numa panela grande, derreta a manteiga, doure o bacon e depois refogue a cebola. Adicione o damasco, as nozes, a azeitona e a uva passa e refogue um pouco. Junte o biscoito triturado e misture bem para formar uma farofa úmida. Prove e acrescente sal se for necessário.

Aguardamos fotos de suas receitas! Marca a gente no Instagram que a gente compartilha os mais legais!

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Alimentação Sustentável: Frutas e verduras da época (Dezembro)

  1. […] Chegamos ao último mês desse ano – e passou voando! Confiram os alimentos sustentáveis de dezembro: Frutas: abacaxi, ameixa, banana-prata, cereja, coco verde, damasco, figo, framboesa, graviola, kiwi, laranja-pera, limão, lichia, maçã, manga, maracujá, melancia, melão, nectarina, pêssego, romã e uva; Verduras: almeirão, cebolinha, endívias, erva-doce, folha de uva, hortelã, orégano, rúcula, salsa e salsão; Legumes: abobrinha, beterraba, […] … … Ver artigo completo no Blog […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *