Agosto chegou e já estamos aqui com nossos alimentos sustentáveis do mês! Lembrando como é importante para a movimentação da economia local investir em alimentos da estação. Vamos aproveitar tudo que temos de bom na colheita natural!

  • Frutas: banana-nanica, caju, carambola, kiwi, maçã, mamão, mexerica, morango e tangerina;
  • Verduras: agrião, alho-poró, brócolis, chicória, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre e rúcula;
  • Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, pimentão e rabanete.

A escolhida desse mês é a maçã! Nela estão presentes diversos fitoquímicos que possuem efeito antioxidante, que ajuda a reduzir os efeitos do estresse oxidativo, ajudando na prevenção de diversas doenças, bem como no retardo do envelhecimento precoce. O consumo dessa fruta com casca pode ajudar na diminuição do risco ao diabetes tipo II.

Por ter fibras, a maçã pode ainda ser uma boa aliada na redução de medidas e também ajudar no controle do colesterol. Outro benefício da maça é que ela ajuda na prevenção de todo o sistema nervoso, ajudando a evitar doenças neurodegenerativas, como Alzheimer e Parkinson.

A maça pode ser consumida tranquilamente in natura, mas dessa vez vamos de sobremesa!

Torta brasileira de maçã

A famosa Apple Pie (torta de maçã) americana tem uma receita com a massa mais firme e o recheio apenas com maçã. Mas nós aqui no Brasil sempre gostamos de dar uma adaptada nessas receitas, então lá vai:

Para a massa

  • 1 xícara de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 100 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 gema peneirada

Para o creme

  • 1 lata de leite condensado
  • 3 gemas peneiradas
  • 2 latas de leite (use a lata de leite condensado como medida)
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho

Para o doce de maçã

  • 1 xícara de açúcar
  • ½ xícara de água fervente
  • 5 maçãs bem lavadas, descascadas e fatiadas
Imagem: Delicitas

Preparo – Massa: Em uma tigela grande, misture a farinha de trigo e o sal. Em seguida, adicione a manteiga e a gema de ovo, e amasse bem com as mãos até obter uma massa lisa e homogênea. Polvilhe um pouco de farinha sobre uma superfície lisa e enfarinhada. Transfira a massa e abra-a sobre a superfície com um rolo de massas (cerca de 1 cm de espessura). Em seguida, transfira a massa para uma forma redonda de fundo removível com 25 cm de diâmetro, forrando todo o fundo e 2 terços da lateral. Leve ao forno por 20 minutos até que a massa esteja dourada e crocante.

Creme: Em uma panela, adicione o leite condensado, 1 ½ lata de leite e as gemas já peneiradas. Misture bem com a ajuda de um batedor. Leve ao fogo médio para engrossar. Quando estiver quase fervendo, acrescente o amido de milho diluído no restante do leite, mexendo vigorosamente para não empelotar, até engrossar. Retire do fogo e reserve.

Doce: Em uma frigideira de fundo grosso, adicione o açúcar e leve ao fogo baixo. Quando o açúcar começar a derreter e adquirir a cor de caramelo, adicione a água fervente e mexa bem até dissolver todo o açúcar. Logo em seguida, adicione as fatias de maçã e mexa cuidadosamente para caramelizá-las. Cozinhe por 2 ou 3 minutos e desligue o fogo.

Montagem: Em cima da massa já assada despeje o creme, em seguida, arrume as fatias de maçã cuidadosamente sobre o creme e leve à geladeira por no mínimo 4 horas antes de servir. Polvilhe um pouco de açúcar de confeiteiro e canela para decorar!

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on Alimentação sustentável: frutas e verduras da época (Agosto)

  1. […] Agosto chegou e já estamos aqui com nossos alimentos sustentáveis do mês! Lembrando como é importante para a movimentação da economia local investir em alimentos da estação. Vamos aproveitar tudo que temos de bom na colheita natural! Frutas: banana-nanica, caju, carambola, kiwi, maçã, mamão, mexerica, morango e tangerina; Verduras: agrião, alho-poró, brócolis, chicória, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre […] … … Ver artigo completo no Blog […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *