O fato de estar ou não amamentando é determinante para a volta dos ciclos menstruais normais depois do parto. Logo depois de dar à luz, a mulher tem um sangramento, que não é exatamente menstruação.

Cada mulher é diferente, e a volta dos ciclos depende de cada corpo e de cada circunstância. Por isso, os parâmetros abaixo não são nada fixos, servem só para dar uma orientação. Se você estiver com dúvidas, converse com o ginecologista.

Mães que amamentam: Um dos muitos benefícios da amamentação é manter a menstruação suspensa por um período maior. A mulher que dá o peito regularmente, tanto durante o dia quanto à noite, pode passar até um ano livre das cólicas, da TPM (tensão pré-menstrual) e dos absorventes. Isso, claro, depois do fim do sangramento normal pós-parto, que pode durar várias semanas.

Se o bebê começa a dormir a noite inteira, pulando algumas mamadas, a menstruação volta mais cedo — o mais comum é que isso aconteça quando ele tiver entre 3 e 8 meses. A mesma coisa acontece quando se complementa a alimentação do bebê com fórmula láctea. Ou seja: quanto mais o bebê mamar no peito, mais vai demorar para o ciclo menstrual voltar.

Mães que não amamentam: Mulheres que não estão amamentando podem retomar os ciclos menstruais regulares já um mês depois do parto. Às vezes a menstruação demora dois ou três meses para voltar.

Todas as mães: Nunca se esqueça de que o organismo libera o primeiro óvulo pós-parto antes de você menstruar, portanto não há como prever quando isso pode acontecer. Assim, se você não adotar um método anticoncepcional logo que começar a ter relações sexuais de novo, pode se ver grávida antes mesmo de voltar a menstruar. Esse tipo de surpresa não é incomum.

Não se deixe levar pela história de que mães que amamentam não são férteis. Converse com o ginecologista e com seu parceiro para decidir qual é o melhor método para vocês. Alguns tipos de pílula não são adequados para a fase de amamentação. Saiba tudo no nosso artigo sobre métodos contraceptivos para quem dá o peito.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

2 Comments on A volta da menstruação depois do parto

  1. sonia
    09/07/2012 at 19:12 (5 anos ago)

    Boa noite Mariana, gostei do site muito inteligente em seus artigos, foi pesquisando que cheguei a voce. ;;Gostaria que se possível vc me esclarecesse….Minha filha teve um lindo bebê a 25 dias ,parto normal, sofrido, com corte e forceps. mas Graças ao Bom Deus tudo deu certo e passou….O GUILHERME mama a cada hora, livre demanda dizem….E noite e dia esta assim, mamando sempre, e chorando muito por cólicas, normal tbém, nem um remedinho nem recurso dos mais variados resolvem só o peito da mamae mesmo passa, rsrsrs.
    Minha filha ficou depois do parto uns 10 dia menstruando. PASSOU. ficou mais uns 10 dias quase sem nada e agora voltou a menstruar, a gineco diz-Normal- assim mesmo. Mas sabe estou preocupada, segundo o que li deveria não menstruar, já que amamenta, assim foi comigo, agora a medica diz que é normal esta se limpando o utero,Ela anda muito pálida, e como não bastasse, deu mastite em um seio, não se aguenta de dor voltou a tomar keflex, eo meu netinho, quer mamar o tempo todo, Estamos atrapalhados , sem dormir, ela esta muito cansada, pois nada posso fazer, pois o BB qquer sommente a ela e mamar. Ficamos eu e o pai, tentando acalmar o menino sen susesso. Só passa a dor no seio, mesmo assim as vezes ele larga para se contorcer….Mas a felicidade de te-lo tem um preço….Mas o que me deixa mesmo aflita é esta menstruação que voltou,Por favor me esclareça , muito onrigada pela sua atenção e carinho.Sonia

    Responder
    • Mariana Carneiro
      22/07/2012 at 02:04 (5 anos ago)

      Olá, Sonia. Desculpe a demora…
      Infelizmente, não sou médica, portanto não posso te precisar informações sobre esse assunto.
      Só poss te dizer das experiencias q tenho. Eu, fiquei sem menstruar durante 1 ano (até enquanto estava amamentando). Tenho amigas que menstruaram logo depois, outras, demoram um pouco mais, mas nao tanto quanto eu, msm estando amamentando tb. Então, cada caso é um caso.

      Mas acho que, se vcs estão inseguros, pq não procuram um outro médico? Apenas para esclarecer.
      Pode ser que, realmente, não seja nada, mas como saúde precaução nunca é demais, não é msm?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *