Durante esse mês, o Grupo Graxa de teatro esteve em cartaz com o espetáculo “A Princesa Luzia e o urso e um olho só”, no teatro Ednaldo do Egypto.

A peça, dirigida por Cely Farias e escrita por Joht Cavalcanti, conta a história de Luzia (interpretada por Ana Carolina Guedes), uma garotinha órfã que tem como companhia apenas o seu avô (interpretado por Antônio Deol), um velho ator aposentado, e seu urso de pelúcia de um olho só. Seu avô, que abandonou os palcos desde que ficou viúvo, agora precisa atuar como avô, pai e mãe, além de todos os personagens que inventa para tornar a vida de sua neta mais leve e feliz.

Luzia então mistura sua realidade com as fantásticas histórias contadas por seu avô e, ao lado do seu companheiro inseparável, o urso Irineu, cria suas próprias histórias, como a da Princesa do Reino da Luz, onde bruxos, fantasmas, lagartos africanos e outros seres ganham vida.

É no quarto da pequena Luzia onde tudo acontece e os elementos cotidianos magicamente ganham novas formas e significados, onde cama se transforma em trampolim, mosquiteiro se transforma em uma enorme torre, almofadas se transformam em uma plantação de melancias, e assim, a própria Luzia se vê transformada em sua nova realidade.

O elenco, com apenas um ator – Antônio Deol – e uma atriz – Ana Carolina Guedes – , ambos mestres em Artes Cênicas, vem conferir um alto nível não somente na interpretação, mas também na preocupação com o resultado da obra que, além de divertir, vislumbra educar e formar novos e conscientes cidadãos.

Os temas centrais da peça transitam entre a percepção do mundo particular em que vive Luzia, com a ausência dos pais, e a coragem para encarar os desafios quando se quer encontrar a felicidade, temas pertinentes a crianças de todos os lugares e culturas.

Com temas que, embora atuais, são raramente tratados em obras para crianças, o Grupo Graxa pretende proporcionar uma reflexão sobre a morte, os novos arranjos familiares, a capacidade de libertação através da imaginação, tratando a criança como um ser capaz de refletir e compreender os problemas e questões próprios da infância e nem sempre tão fáceis de resolver.

Do portal da CODISMA

Ainda dá tempo de ver!!!

Espetáculo Teatral “A Princesa Luzia e o Urso de um Olho Só”

Dia: 26 de janeiro, às 17h
Local: Teatro Ednaldo do Egypto (Manaíra)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (estudante)

FICHA TÉCNICA:
Texto: Joht Cavalcanti
Direção: Cely Farias
Assistente de Direção: Léo Viana
Elenco: Ana Carolina Guedes e Antonio Deol
Iluminação: Fabiano Diniz
Trilha original e sonoplastia: Herlon Rocha
Figurinos: Tainá Macedo
Cenário: Marta Pollyana
Adereços: Epitácio Souza
Maquiagem: Cely Farias e Léo Vianna
Preparação Vocal: Maria Juliana Linhares
Arte Gráfica: Guilherme Schmitt
Execução da iluminação: Thiago Santini
Execução da sonoplastia: Léo Viana
Fotografia: Roberta Alves
Teatro de Animação e Máscara: Tina Medeiros
Costureiras: Angela Lopes, Marinalva Farias, Ana Paula
Apoio: Centro Cultural Piollin, Targuit New Media, Real Comunicação e Toin Toin Brinquedos

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis - a Catavento Colorido - e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *