Foto: Lalá e Lelê Brinquedos (0 a 1 ano)

Não podemos negar como pais ou educadores que um dos elementos mais importantes para a formação de uma criança é a coordenação motora. Esse momento deve ser estimulado desde cedo para que ela consiga desenvolver da melhor forma. É possível trabalhar essa parte nas crianças através de brinquedos educativos e outras atividades.

Foto: Lalá e Lelê Brinquedos (1 a 3 anos)

Esse momento é essencial para amplificar a motricidade, tanto a fina quanto a mais abrangente que é muito importante para todos os níveis da educação. Devemos lembrar que o desenvolvimento motor é um processo sequencial que está sempre relacionado com a idade que o comportamento motor vai se modificando. Durante a idade escolar o professor deve trabalhar a motricidade na hora de aprender a escrever. Assim, a coordenação motora nada mais é do que a capacidade que nosso cérebro cria em coordenar movimentos de interação com suas unidades motoras, músculos e articulações.

Foto: Lalá e Lelê Brinquedos (3 a 5 anos)

Por conta disso, o uso de atividades e brinquedos educativos aplicados no dia a dia da criança é importante para que ela desenvolva curiosidade pelo universo que as rodeia.  É claro que para cada idade existe um movimento diferente que irá estimular ainda mais a sua coordenação motora, por isso que cada passo é bem importante para a formação da criança. Devemos lembrar também da coordenação motora grossa, aquela que é mais abrangente e permite que a criança domine a noção de seu corpo e espaço pulando, andando e dançando. Essas atividades devem estar presentes todos os dias na vida de uma criança, por isso, acompanhar a classificação etária de brinquedos educativos é importante para entender o que cada fase necessita. Fique de olho aqui no blog, pois em breve voltaremos com mais!

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! Com 30 anos, é mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *