Você tem dúvidas a respeito do sono das crianças? Hoje nosso texto está recheado de dicas para as mamães entenderem a importância do sono e qual a necessidade de horas diárias, de acordo com a idade das crianças.

sono-bebe

Quanto tempo uma criança precisa dormir?

A quantidade de sono ideal para uma criança varia de acordo com a sua idade. Confira essas variações e entenda melhor as necessidades do seu filho:

Até 3 meses de vida: Os bebês nessa idade precisam de 16 a 20 horas diárias de sono. Nessa idade o sono do bebê é polifásico, o que significa que ele irá despertar a cada 3 ou 4 horas.

De 3 meses a 1 ano: Nessa fase a quantidade de horas cai para 13 a 14 horas diárias de sono. Eles dormem a noite toda, mas tiram algumas sonecas durante o dia. É imprescindível que a criança nessa idade tire cochilos durante o dia, caso contrário ficará agitada e estressada e com dificuldades para dormir à noite.

Durante o primeiro ano: Com 1 ano a criança passa a dormir de 12 a 14 horas. À noite ele ainda pode ter interrupções no sono, resmungar ou chorar, mas geralmente, volta a dormir sozinho. Se o seu bebê está nessa fase, espere alguns minutos quando isso acontecer, pois pode ser que ele não precise de você.

Dos 2 aos 5 anos: Nessa fase a criança dorme de 10 a 12 horas por dia. A necessidade de soneca durante o dia vai diminuindo.

Garantindo o sono ideal da criança

Para garantir que o seu filho vai ter um sono confortável, ofereça a ele um ambiente tranquilo e adequado para repouso. Na hora de comprar colchão, pesquise para encontrar aquele que se adapta melhor às necessidades da criança, de acordo com a sua idade. Opte por colchões e travesseiros antialérgicos. Mantenha o quarto da criança sempre limpo. Lembre-se: criança que dorme bem cresce com mais saúde.

Filho da Tania, estudante de Publicidade e Propaganda, ator e apaixonado por assuntos ligados à saúde e bem-estar. Divide seu tempo entre a faculdade, estágio e às publicações do blog.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *