Um estilo de vida saudável e equilibrado requer, além de uma boa alimentação e a prática constante de exercícios físicos, a inclusão e manutenção de bons hábitos. A leitura dos rótulos dos alimentos é um deles, já que o mesmo é uma importante fonte de informação sobre o que estamos consumindo. É nele que encontramos os ingredientes, data de validade e informação nutricional de um determinado alimento.

Ler rótulos ajuda a ter consciência e manter uma alimentação saudável, pois permite fazer boas escolhas desde o momento da compra no supermercado, até a hora do consumo, durante as refeições. A leitura de rótulos auxilia o consumidor a se conscientizar sobre o produto que está sendo comprado e consumido. Confira abaixo as principais dicas quanto à leitura de rótulos:

Quantidade dos nutrientes

O ideal é sempre observar as quantidades de todos os nutrientes descritos na informação nutricional e não somente o número de calorias. Na informação nutricional, é possível verificar a quantidade do nutriente em quantidade absoluta e valor diário (descrito no rótulo como %VD). Dessa maneira, quanto menor o porcentual, mais baixa é a quantidade do nutriente presente no produto.

Lista de ingredientes

Saber ler a lista de ingredientes é de grande importância para optar por alimentos mais saudáveis e seguros. Ela é elaborada em ordem decrescente de composição, ou seja, o primeiro ingrediente mencionado é aquele presente em maior quantidade no produto.

Na lista, também podemos identificar possíveis ingredientes que podem desencadear alergias e intolerâncias, como corantes, caseína, lactose, glúten, entre outros.

Quanto mais natural, melhor

Outra funcionalidade da leitura de rótulos é entender quais ingredientes estamos consumindo, ou seja, quanto mais ingredientes naturais identificarmos, melhor é o produto. Devemos nos atentar aos exageros: evite os produtos que contém muito sódio – que é usado bastante como conservante. Para diabéticos, é importantíssimo checar se o produto tem açúcar!

Diet/Light

Os produtos light e diet ainda causam confusão na cabeça do consumidor e são largamente utilizadas para consumo em dietas específicas. Os produtos light apresentam teor reduzido de sódio, açúcares, gorduras ou colesterol. Já o diet tem em sua composição a ausência total de determinado ingrediente, como o açúcar, por isso pode ser consumido por diabéticos.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

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