Algumas pessoas preferem não viajar para as festas de fim de ano, ou não conseguem, e optam por celebrar a chegada do novo ano em casa. Porém, organizar uma comemoração assim exige antecedência no planejamento, para que tudo corra bem e todos se divirtam muito!  Pensando nisso, Betta Lima, especialista em organização de eventos e proprietária da assessoria que leva seu nome, traz alguns toques importantes para auxiliar na preparação da festa de réveillon.

1. OS CONVIDADOS

O primeiro passo para a organização de uma festa é fazer uma lista com todas as pessoas que pretende convidar, com pelo menos um mês de antecedência, e confirmar a presença de cada um. “É imprescindível verificar se a casa comporta o número de convidados, para que ninguém fique desconfortável. Nas comemorações de final do ano, a tendência é querer estar junto de quem se ama. Por isso, caso o espaço não seja muito grande, você pode ‘enxugar’ a lista e manter apenas os mais íntimos”, orienta Betta.

A informação sobre o número de convidados também é fundamental para definir a composição da mesa e disponibilizar a quantidade ideal de copos, pratos e talheres. Toda a organização da comemoração será baseada na lista, inclusive, o menu de comidas e bebidas. Fique atento!

 2. A DECORAÇÃO

O ambiente deve ser aconchegante e agradável, para que todos se sintam à vontade. “Arranjos florais para a mesa são sempre uma ótima pedida. Mas tenha muita atenção ao escolher as flores e opte pelas que possuem pouco aroma, para que enfeite não se torne um inconveniente no momento do jantar”, explica a especialista. As flores podem compor a decoração da sala de estar também, em vasos pequenos e discretos, para não poluir o visual. Pendurar algumas bexigas, em pontos estratégicos, também pode ser uma boa ideia e traz um ar festivo ao espaço. Em apartamentos, por exemplo, elas podem ser colocadas na sacada em cores como branco, prata e dourado. “Se for ao ar livre ou casa com jardim vale enfeitar com tochas e se tiver piscina pode decorar com velas flutuantes”, complementa Betta.

3. O CARDÁPIO

Esse item pode ser o que causa maior preocupação, pois, é preciso pensar em diversifica-lo o quanto for possível. “O ideal é servir alguns canapés suaves e saborosos antes do jantar, que podem ser de queijo branco, tomate seco, presunto de Parma ou ricota, por exemplo. Podemos colocar também uma tábua ou mesa de frios e amendoins ou mix de castanhas, como aperitivo”, sugere a profissional. Para a ceia, algumas opções são as carnes tradicionais da data como pernil e tender ou peixe, como o bacalhau. Acrescentar guarnições como arroz, batatas, maionese e farofa, preparadas conforme preferir. A lentilha também é muito presente nas festas de réveillon, pois, os mais supersticiosos acreditam que traz boa sorte consumi-la na última noite do ano.

As bebidas devem ser variadas para atender à todos: refrigerante, suco, água e drinks e não se esqueça da champanhe para estourar no momento da virada! Se a festa for mais intimista, uma opção legal é deixar a bebida e os ingrediente (vodka, saquê e cachaça, frutas cortadas em potes, gelo, coqueteleira, açúcar e adoçante) para que o convidado prepare seu próprio coquetel. Já para as sobremesas, algumas opções são manjar, frutas variadas (principalmente a uva, a mais tradicional dessa época), bolos e tortas de frutas.

 4. É NORMAL DIVIDIR AS TAREFAS

Ao realizar uma festa em casa, são muitas as tarefas que se acumulam e fica difícil para uma pessoa sozinha dar conta de tudo. Por isso, não há vergonha nenhuma em solicitar aos mais chegados que ajudem na arrumação antes e depois da festa. “Você pode, até mesmo, organizar um esquema em que cada um contribui com um prato, salgado ou doce.  Se tudo estiver previamente combinado, não tem como dar errado. Todo mundo ajuda e a diversão já pode começar antes mesmo da festa, nos preparativos”, comenta a profissional. Betta ainda ressalta que, se a festa for para um grande número de convidados, vale a pena contratar garçom e até num barman para ajudar.

 5. HORA DA FESTA!

Depois de tudo organizado e os convidados presentes chegou a hora de partir para a festa. Coloque para tocar uma playlist variada, com músicas animadas. Se possível, reserve um espaço, mesmo que não seja grande, para as pessoas dançarem.

“Pode ser até mesmo na sacada, no caso de apartamento, ou se der, afaste um pouquinho alguns móveis na sala para improvisar uma mini pista”, sugere Betta. Os ingredientes principais para uma festa incrível são: a companhia de pessoas queridas, animação, bate papo agradável, música boa e muita diversão!

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *