Trabalho, trânsito, rotinas domésticas e responsabilidades. São tantos afazeres durante o dia que quando os pais chegam em casa, já não sobra energia para brincar e dar atenção aos pequenos. Muitas vezes, o pouco que sobra é utilizado para ficar no celular ou assistir televisão. A psicopedagoga e fonoaudióloga, Sheila Leal, criadora do projeto Filhos Brilhantes, concorda que a correria do dia a dia pode realmente atrapalhar a relação entre pais e filhos. “É compreensível, afinal somos seres humanos e às vezes não conseguimos dar conta de tudo”, explica a especialista, que utiliza seu trabalho para ajudar os pais a relacionarem-se melhor com seus filhos e entenderem esse universo paralelo.

Sheila ensina que é preciso se preocupar em olhar atenciosamente para as crianças. “Estar presente parece ser uma coisa boba para alguns, mas faz muita diferença na vida de uma criança”, explica a especialista. “Para ela te ouvir é preciso estar presente de corpo, mente, espírito, foco e atenção. É preciso participar do mundo de fantasia ou de uma conquista da criança, para que no futuro ela te escute e confie em você”, aconselha.

Pensando nisso, Sheila ensina 5 dicas para os pais ficarem mais próximos de seus filhos, aproveitando melhor os pequenos momentos em meio à rotina pesada.

1- Aproveite o caminho para a escola

Nesse momento é possível conversar com a criança. “Pergunte como ela está na escola, cante uma música favorita e até mesmo peça para ele ler as placas das ruas”, sugere a especialista. “Dessa forma, além de gerar um estimulo de aprendizagem, os pais conseguem uma aproximação maior com seus filhos”, afirma.

2- Procure sempre que possível jantar em família

“O momento em família é muito importante, pois seu filho se sente acolhido e consegue perceber a união entre os pais”, aponta Sheila. Portanto, a psicopedagoga sugere aproveitar esse momento para interagir com a criança e perguntar o que ela mais gosta de comer, por exemplo. “Conte como foi o seu dia no trabalho, o que você gostava de fazer quando tinha a idade dela, e com isso crie mais aproximação”.

3- Leve-os para fazer compras

Outra indicação de Sheila é para levar os pequenos ao supermercado. “Peça para seu filho te ajudar a fazer lista de compras, identificando quais são os alimentos que faltam, e depois peça para que ele ajude nessa missão”, destaca, sugerindo transformar a prática em uma grande brincadeira. “As crianças adoram esses desafios, gostam de fazer parte e saber que estão ajudando, sem contar que também estimula no aprendizado e a tarefa se torna divertida” explica.

4- Coloque as crianças para dormir

Nesse momento, Sheila conta que os pais podem aproveitar para ler um livro e contar a história encarando o personagem. “As crianças costumam enxergar seus pais como super-heróis. Quando for contar uma história aproveite para viver o personagem e deixar a trama mais divertida, mude o tom da voz, dê um ar de suspense e envolva seu filho, fazendo ele sentir-se como um personagem também”, aconselha. Ela também lembra que é interessante começar a história em um dia e terminar em outro, assim a criança vai ficar esperando por aquele momento com os pais para descobrir o final da história.

5- Faça passeios em família aos finais de semana

Por fim, a especialista fala da importância em reservar um tempo no final de semana para passear e brincar com os pequenos. Um simples piquenique no parque pode fazer muita diferença, com brincadeiras ao ar livre como jogar bola, pular corda ou andar de bicicleta. “Brincar faz com que a criança amplie a capacidade corporal, tenha consciência do corpo dela e do outro e tenha a percepção de espaço, que são fatores essenciais para o aprendizado infantil” ressalta.

Sheila reforça que a rotina de estar realmente presente na vida da criança é muito importante para o aprendizado e explica que a relação entre pai, mãe e filhos tem que ser algo conjunto. “Mesmo que sejam apenas 15 minutos, esse tempo deve se tornar frequente, principalmente porque a qualidade do contato é mais importante que a quantidade”, ensina. “Aproveite intensamente cada momento com o seu filho e divirta-se”.

Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing e comunicação e, além do Mãe do Ano, é responsável pelo Roteiro Baby JP, que divulga a programação infantil de João Pessoa, é presidente da Associação das Mulheres empreendedoras da Paraíba, tem uma banda de músicas infantis – a Catavento Colorido – e desenvolve atividades para crianças através da Colmeia Projetos Criativos.

1Pingbacks & Trackbacks on 5 dicas para conseguir prestar atenção nos filhos mesmo com a correria do dia a dia

  1. […] Trabalho, trânsito, rotinas domésticas e responsabilidades. São tantos afazeres durante o dia que quando os pais chegam em casa, já não sobra energia para brincar e dar atenção aos pequenos. Muitas vezes, o pouco que sobra é utilizado para ficar no celular ou assistir televisão. A psicopedagoga e fonoaudióloga, Sheila Leal, criadora do projeto Filhos Brilhantes, concorda que a correria do dia a dia pode realmente atrapalhar a relação entre pais e filhos. “É compreensível, afinal somos seres humanos e às vezes não conseguimos dar conta de tudo”, explica a especialista, que utiliza seu trabalho para ajudar os … Ver artigo completo no Blog […]

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *