Educar um filho desde cedo não é uma tarefa fácil e a verdade é que muitas mães acabam por falhar nesse processo, não por sua culpa, mas sim por não ter a ajuda necessária para tal.

Ninguém nasce ensinada e ninguém nasce preparada para ter um filho.

O primeiro filho é sempre um dos maiores desafios da vida de uma mãe, principalmente se for proveniente de uma relação com um ex-marido ou ex-namorado.

Com este artigo temos como objetivo lhe mostrar algumas coisas que todas as mães deviam ensinar para os seus filhos desde cedo.

Essas coisas vão estar relacionadas com a educação, com cultura geral e também com o bom senso.

Essas 5 dicas apresentadas neste artigo vão servir para enriquecer de forma positiva a educação do seu filho ou da sua filha.

A maioria delas serve até para filhotes mais crescidos, por isso este artigo é de grande importância para a grande maioria das mães.

1 – Lavar os dentes desde cedo

Ensinar uma criança a lavar os dentes desde cedo pode parecer algo simples e que toda a gente faz, mas a verdade é que existem muitos pais a deixarem esta parte da higiene de lado.

É verdade que os dentinhos de leite vão acabar por sair, mas esse ensinamento vai lhes servir para toda a sua vida.

Manter uma higiene oral saudável é essencial para manter uma boa saúde, uma boa aparência e para evitar problemas a esse nível no futuro.

Se possível ensine os seus filhos a lavarem os dentes desde cedo, não faça isso por eles, e estabelece regras para essas simples coisas.

Pode lhes dizer que têm de lavar os dentes todas as noites antes de dormir ou depois de almoçar, por exemplo.

Desta forma está a ajudar os seus filhos a tomarem mais cuidado com a sua higiene pessoal e está ainda a ajudar eles a criarem a se habituarem a uma rotina diária.

2 – A rezar e a ter fé

Todos nós precisamos acreditar na existência de algo maior para a nossa vida fazer sentido, não é?

Quando falamos em ensinar e a ter fé não nos estamos a referir a nenhuma religião em concreto e a verdade é que nenhum pai deve interferir na religião do filho, mas é normal querermos que os nossos filhos sigam os nossos caminhos pois já sabemos melhor como tudo funciona.

Ensine o seu filho a rezar um Pai Nosso ou até algo mais simples como um Ato de Contrição que tem apenas 2 linhas.

Rezar é importante para nos sentirmos em pás e ainda para conseguir ter a ajuda de Deus ou de outro santo, caso a sua religião seja outra.

A religião faz parte de todas as culturas, é importante começar a reconhecer ela desde cedo para conseguirmos nos integrar e para conseguirmos ser pessoas melhores.

3 – A respeitar para ser respeitado

O respeito é algo que todos nós devemos levar muito a sério.

Os seus filhos vão começar a perceber isso quando forem para a escolinha, mas é importante você educar eles nesse sentido antes disso.

Comece educando eles e lhes mostrando que devem ter respeito pelas pessoas.

Mostre-lhe que eles no futuro serão tratados da mesma forma como tratam as pessoas.

Pequenos ensinamentos como estes podem fazer toda a diferença para o futuro do seu querido filho, pode mudar a sua personalidade, a sua forma de ser e a sua maneira de pensar de uma forma incrível.

Nunca se esqueça que devemos aprender os princípios básicos (e corretos) da vida desde cedo.

O respeito faz parte da boa educação por isso nunca deixe este tópico de fora.

4 – Organização acima de tudo

Uma boa capacidade de organização pode mudar a nossa vida para sempre.

Ensinar os nossos filhotes a serem organizados pode ser uma mais valia para novas oportunidades no futuro.

Pode começar com coisas simples, tal como ensinar eles a manterem a roupa organizada, o material da escola ou até mesmo os seus brinquedos.

Comece por lhes ensinar as coisas básicas e vá aumentando a fasquia com o aumento da idade.

5 – Ter objetivos e seguir os seus sonhos

Esta dica não é aplicável a crianças muito pequenas uma vez que estaríamos a puxar demasiado por elas e pelas suas capacidades.

Assim que o seu filho/a alcançar uma idade mais madura a ensine a nunca desistir da vida e a enfrentar todos os seus problemas de cabeça erguida.

Não lhe diga apenas o que fazer, mostre-lhe o que fazer, faça ela seguir os seus caminhos, os caminhos do bem que estão corretos.

Com todas essas dicas vai tornar o seu filho melhor e vai ajudar ele a ser uma pessoa melhor.

Agora basta continuar com a sua educação e acima de tudo continuar fazendo ele feliz!

Mariana é paraibana, mas vive atualmente em Aveiro - Portugal. Mãe de Aécio e esposa de Renato, publicitária, especialista em Criação Visual e Multimídia, trabalha com marketing, comunicação e eventos. É fundadora do Mãe do Ano e, além dele, é responsável pelo Roteiro Baby Aveiro, que divulga a programação infantil na cidade de Aveiro.

1Pingbacks & Trackbacks on 5 Coisas que todas as mães deviam ensinar para os seus filhos

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *