Algumas atividades simples promovem interação familiar sem esquecer da segurança dentro dos veículos.

Os pais devem ter em mente que levar crianças em viagens mais longas requer cuidados e preocupações a mais. Além da alimentação para prevenir enjoos, a programação com os horários de saída e chegada e conforto dentro do carro, a diversão é outro ponto crucial para tornar esse trajeto o mais agradável possível.

Passar horas dentro de um carro pode entediar as crianças e facilmente causar um estresse. Antes que isso aconteça, trouxemos algumas dicas de atividades e brincadeiras simples para distrair os pequenos.

O trajeto até o destino final deve ser visto, antes de tudo, como uma ótima oportunidade de interação familiar.  Promover o diálogo, contar piadas e histórias  é uma ótima forma de aproveitar o tempo e tirar a família do tédio. As brincadeiras em forma de desafios são ótimas opções para momentos em que as crianças devem permanecer sentadas em suas cadeirinhas.  Veja alguns exemplos:

  • Letras do alfabeto: O primeiro jogador diz uma letra e escolhe um substantivo. Por exemplo: Animais e letra B. Os jogadores só podem dizer nomes de animais que comecem com a letra B, até as opções se esgotarem!

  • Criatividade a mil: Brincar de construir histórias com personagens, paisagens o objetos que passarem pela rua. Cada jogador diz uma frase e o próximo deve continuar a história. Mesmo que ela não faça sentido, vai tirar gargalhadas de toda a família!

  • Seja rápido: Cantar músicas também é uma ótimo opção. Alguém fala uma palavra e a primeira pessoa a cantar uma música que tenha tal palavra, ganha!

  • Memória de elefante: A famosa brincadeira da lista de compras. Os jogadores devem dizer “Fui ao mercado e comprei arroz”. O seguinte deve dizer o produto anterior e mais um. E assim vai, até que alguém se esqueça de algum item da sequência.

Uma outra sugestão é levar cadernos e giz de cera para os pequenos desenharem (mas não por muito tempo para não causar enjoos). Se eles preferirem a tecnologia, opte por tablets e jogos eletrônicos, eles ajudam a passar o tempo mais depressa e podem vir a complementar as atividades.

Segurança acima de tudo
Não importa se o trajeto é curto ou longo, nunca se deve transportar bebês e crianças no colo ou sem os equipamentos de segurança adequados, como cadeirinhas e assentos. Por isso, a importância de oferecer distrações que permitam a criança brincar sem levantar de seu lugar.

Formada em Nutrição, divide o tempo de trabalho entre a clínica, alimentação escolar e fotografia! É mãe de um super herói, blogueira desde a adolescência, meio nerd, adora música, moda, séries e filmes.

1Pingbacks & Trackbacks on 5 brincadeiras para entreter as crianças durante viagem de carro

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Comment *